
O Santos é um mito do futebol mundial que é incrivelmente "brecado" em seu crescimento.
É uma entidade grande, conhecido em todo território terrestre, mas perseguido por dirigentes, árbritos, imprensa bairristas onde, para o time santista, matar um leão por dia é questão de sobrevivência.
Muitos campeonatos, jogos decisivos, lances polêmicos, foram decididos por grandes erros, mudando assim o destino do Santos na história.

Na década de 50, o Poderoso Santos em um jogo do Campeonato Paulista, precisou tirar o time de campo por causa das absurdas expulsões do árbrito daquela partida contra o São Paulo, no qual a partida foi suspensa por falta de contigente na equipe santista.
Em 1973, na final do campeonato paulista, em um Morumbi com quase 100.000 pessoas, mais uma vez valeu a cláusula "na dúvida é contra o Santos", Armando Marques, contou errado as batidas dos penaltes e encerrou as cobranças com apenas 2 x 0 para o Santos. A Portuguesa ainda podia empatar. Quando se deu conta, a Portuguesa já havia se retirado dos vestiários. Resultado: Santos e Portuguesa campeões paulista de 73.

A falcatrua carioca começa antes do primeiro jogo, que pelo regulamento, o time com melhor campanha jogaria o último jogo em casa, neste caso o Santos. Mas os mandos foram invertidos, e o Santos ainda vivendo os encantos da já passada era Pelé, não ligou muito para a decisão dizendo que o campo não era problema para o time. (realmente não era, mas a história poderia ser outra). A primeira partida foi no Morumbi, 2 x 1 para o Santos. Nesta primeira partida, o árbitro tirou alguns titulares importantes para o segundo jogo no Maracanã.
No Maraca, logo no início o desfalcado Santos tomou um gol. Mas valente, o Santos atacou e então um impedimento mau anulado e um penalte transformado em 2 lances foram prejudiciais ao Santos, e o Flamengo acabou marcando mais 2 gols chegando ao título.

Foram três finais que mudaram a história do futebol por erro de arbritagem, e na dúvida, sempre contra o Santos.
Até na Copa São Paulo fomos assaltados. Nessa final contra o São Paulo, o juíz deixou de aplicar a regra e não expulsou o ótimo goleiro do adversário que logo após, pegou 3 penaltes na disputa. Mais um destino mudado, e na dúvida, é sempre contra o Santos.
Acho que chegou a hora dos novos dirigentes do Santos começarem a tentar mudar a situação da equipe nos bastidores, impondo mais respeito a uma camisa que escreveu no mínimo a metade de toda a história do futebol brasileiro.

Mesmo assim, não podemos ainda cobrar nada nem da diretoria e nem do elenco. Está entrando em uma nova formação e pelo menos no papel, o Santos está com um bom time.
Vamos torcer para tudo dar certo e como será lindo o retorno do Robinho e a torcida gritando:
"corinthians é o baralho, Robinho está de volta pra acabar com o centenário"!!!
Enquanto ás fotos das formações destas equipes do Santos que está ilustrando esta matéria, vamos colocar em nossos corações como legítimos campeões...
Nenhum comentário:
Postar um comentário