quarta-feira, 7 de julho de 2010

Acabou para a Seleção... Recomeçou para a SELE-SANTOS

Voltando na ativa... Aproveitei as férias santistas para refrescar um pouco a mente para poder escrever mais sobre este maravilhoso time de futebol, o nosso Santos Futebol Clube.
Vem aí um Santos renovado mas com a mesma base.
Mas antes de escrever sobre o Santos, gostaria de manisfestar a minha indignação com a nossa Seleção Brasileira, que em mais uma Copa decepcionou 190 milhões de corações, mais o resto do mundo.
Toda eliminação do Brasil nas Copas, a CBF vem com um planejamento prometendo reformulação e etc... Mas acaba caindo na mesmice. Temos alguns nomes para substituir o Dunga como Felipão, Mano Menezes, Luxemburgo, Ricardo Gomes, Murici, mas o Teixeira vai acabar escolhendo o Leonardo. Sinceramente eu não conheço o trabalho do Leonardo, e acredito que muitos também não. Mas sei que ele foi técnico do Milan.
A questão é, a reformulação deve começar com a mudança do mandatário. O Santos é um exemplo vivo disso. Quando saiu o Teixeira da Vila, o time se reformulou, ganhou um título no primeiro semestre, e no segundo já está na final de mais um campeonato, e pode ganhar mais dois. Acho que o Teixeira da CBF já deu o que tinha que dar. A CBF hoje não tem um pensamento futuro, de reformulação. A reformulação para eles fica apenas na troca da comissão técnica.
O Brasil é um celeiro de craques. Nas eleiminatórias, o cidadão e torcedor brasileiro já sonha com a Copa do Mundo, acredita que  a Seleção vai ganhar a Copa, chega a época, são ruas pintadas, fogos, camisas da seleção, bares enfeitados, bolões, o país para pra assistir aos jogos, empresas dispensam seus funcionários, não há condução, trânsito infernal faltando minutos para o início da partida, vuvuzelas sonorizando o clima, para ver o que, um vexame igual ao jogo contra a Holanda. Vexame acompanhado por uma falta de substâncias cefálicas para o ex-técnico, onde impediu o país do futebol de mostrar o que realmente sabe fazer com a bola. Prova disso foi o técnico da seleção Alemã ter dito após a vitória sobre a Inglaterra de 4 x 1: "Jogamos igual aos Meninos da Vila". E por que não convocou alguns dos Meninos da Vila?
Quando Elano se machucou, Kaká já foi bichado, assim como o Grande Júlio Cesar, entre outros que provaram que não tinham condições técnicas para vestir a camisa da seleção, acredito que Dunga deve ter olhado para o banco de reserva e ter pensado: "Acabou a Copa".
Assim, grandes craques, em melhores condições ficaram de fora, e não adianta agora citar nomes. Cada um tem um nome na mente que poderia estar perfeitamente na Copa, mas com a certeza que seria bem melhor do que a maioria que foram.
Senti muito pelo nosso craque maior, o Robinho, que nos deu a impressão que foi para a Copa sozinho. Um único Guerreiro. Ele estava concentrado, conciente que estava em uma Copa do Mundo. Acredito que é o único desta geração que deve estar em 2014 vestindo a sagrada camisa do futebol mundial, recentemente massacrada por interesses de marcas e propagandas, empresários mercenários e emissoras de TV.
E nós torcedores, o que somos? Os Palhaços...
Isso me deu uma saudade tão grande do Santos, do Campeonato Paulista que disputamos, a ansiedade de ver chegando mais uma decisão, contra o Vitória da Bahia pela a Copa do Brasil, e pelo menos neste confronto poder contar com a força total do elenco, Vila Lotada, Alçapão fervendo, e assim voltarmos a nossa rotina em seguir este que tem a mais bela história do futebol Mundial.
Para a CBF só resta a conciência que a próxima Copa será disputada aqui no Brasil, em casa, torcida a favor, a assim sendo, resgatar o clima de Copa, o sentimento dos torcedores, resgatar a soberania do futebol mundial e a confiança da torcida, mesmo se não levar o título, mas pelo menos convencer que aqui é o País do futebol...
Copa 2014 a gente se vê por aqui...
Copa do Brasil 2010... Vai que é sua Santos...