quarta-feira, 9 de março de 2011

A Música venceu... E o Samba perdeu!

Antes de mais nada, quero parabenizar a Escola de Samba Vai-Vai (Madrinha da Torcida  Jovem) pelo título conquistado neste carnaval 2011. Peço licença para utilizar o nome do Enredo da nossa madrinha para fazer um desabafo à minha indignação ao que aconteceu neste carnaval, principalmente com a Torcida Jovem.
Este ano, a Torcida Jovem enfrentou uma enchente no Bairro Aricanduva que devastou quase todo o seu carnaval. Com garra, e com a ajuda da comunidade local bem como seus componentes, a superação levou a entidade para mais um carnaval rumo ao Grupo Especial. Como eu já citei em outra postagem, a chegada na concentração foi tensa pois houve um princípio de boicote. Mas o maior castigo que a Jovem sofreu neste carnaval, foi desfilar em primeiro. Coincidentemente, as dua escolas que caíram do grupo Especial, a minha querida Nenê, e a Peruche, também desfilaram em primeiro.
Qual é o critério que os julgadores usam para dar nota a uma escola de samba? Acho que é meio psicológico, pois dá-se a impressão que o julgador já escolhe a primeira para dar nota baixa.
Na Torcida Jovem, houve um fato lamentável sobre a cabeça do Zumbi que caiu na avenida. Ok, vamos levar em consideração que ali perderíamos ponto. Mas e os outros quesitos? Cabeça de Juíz, bunda de nenem e bolsa de mulher, nunca se sabe o que irá sair, aí o cidadão não dá a nota para a primeira agremiação, para comparar com as outras escolas. Sendo assim, coincidentemente, as campeãs dos grupos especial e acesso foram as últimas que desfilaram.
Fiquei triste também com a queda da Nenê, pois tenho um carinho especial pela agremiação por influência do Marco Antônio, que foi da ala dos Compositores da Torcida Jovem e hoje, presidente da ala dos compositores da Nenê. Foi Marco Antônio que me iniciou no samba paulistano e graças a ele sou membro da ala dos compositores da Jovem a 16 anos, e tive a felicidade de desfilar 3 carnavais na Vila Matilde. As notas baixas da Vila  Matilde no quesito Bateria, mostra que realmente os jurados não conhecem nada de samba. No quesito samba-enredo a mesma coisa. deveríamos abolir então o cavaco e o violão e colocar teclados, sopros e violinos, igual uma agremiação do grupo especial fez?  Ficou esquisito! Ali o samba passou longe! Deveríamos também abolir o samba cadenciado e concistente de uma bateria e começar a rebolar na frente dos jurados, fazendo passinhos e coreografias com fortes pancadas nos instrumentos ao estilo pacatá, pacatá, pacatá?
A Torcida Jovem caiu... Mas caiu de cabeça erguida, conciente de seus erros e conciente que a queda não lhe era merecido, a começar pelo nosso samba-enredo.
A Nenê também caiu pelas mesmas proporções! Vou inverter um velho ditado: "Os primeiros serão os últimos", esta foi a tônica do Carnaval 2011 em São Paulo!
Analisando estes fatos, vejo que é por este e outros motivos, que o carnaval do Rio de Janeiro está muito na frente do carnaval de São Paulo. Quem viu por exemplo, a Portela desfilando depois de ser vítima de incêndio, viu que o carnaval carioca está a pelo menos três incêndios na frente do carnaval paulista.
Mais uma vez, a superação da Torcida Jovem que está se tornando marca registrada da escola vai entrar em campo, e assim como a tradicional Nenê de Vila Matilde, vamos dar a volta por cima através do samba. O Samba é a nossa maior arma.
A Música venceu... Mas o Samba, desta vez perdeu!
Força Nenê... E estarei com a Torcida Jovem onde e como Ela estiver!!!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você no que diz respeito a primeira a desfilar. É quase certeza de cair. Está na cabeça dos jurados, e não tem quem mude. Tem que vir com um carnaval de campeã, para pelo menos permanecer no mesmo grupo.
    Bom, não concordo com agremiações vindas de torcidas de futebol ( Sou corinthiano ). Geralmente torcidas organizadas começam com a vantagem de não faltar dinheiro, enquanto escolas de comunidades é o que mais falta.
    Estamos transformando o Anhembi em Pacaembus, Morumbis, e vilas Belmiros.
    Acho que cada escola oriundas de torcidas, trocassem os nomes, por nomes dos bairros onde estão suas quadras. Isso iria minimizar os principais problemas, que é a torcida. Estamos trazendo a violencia dos estádios para o Anhembi.
    Uma pessoa não pode ir de verde ao anhembi no dia do desfile da Gaviões. E da mesma forma, nem pensar em ir de branco e preto no dia do desfile da mancha. Muito menos usar camisa do time adverssário.
    Essa é minha opnião. Outros podem discordar, em parte, mas não em tudo.
    É tão bom, nas escolas tradicionais, onde podem Santistas, palmeirenses, Sãopaulinos e corinthianos desfilarem juntos!

    ResponderExcluir
  2. Isso aconteceu em SP e Rio, estávamos comentando durante as apurações.
    As primeiras escolas a desfilar são carimbadas com as notas baixas. Seria necessário que campeã e vice campeã dos carnavais abrissem os desfiles para que essa bobagem acabasse?

    ResponderExcluir
  3. a escola de samba da torcida jovem é uma das mais lindas de são paulo.
    é sempre um prazer ver essa rapaziada no carnaval!

    ResponderExcluir