quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Pai da Matéria...

Quando éramos "garotinhos", vibrávamos com as narrações e bordões de muitos narradores da época, mas o melhor de todos na minha opinião foi Osmar Santos.
Quem não se lembra do "Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha", "Aguenta coração", "É fogo no avental do pasteleiro", "É lá que a Menina gosta", "Almir, animal, é mau, Almir animal", "Chirulirulá, Chiruliruli" "Iiiiiiiquiiiiiii goooooooolll". Bordões que deixaram saudades em nossos corações.
Osmar Aparecido Santos nasceu em Osvaldo Cruz, interior de São Paulo no dia 28/07/1949.
Sua carreira começou em Osvaldo Cruz na Rádio Clube com 14 anos. Ainda em Marília, trabalhou em três rádios: Dirceu, Clube e Verinha.
Em 1971, se transferiu para a rádio Jovem Pan revelando para o Brasil a sua maneira irreverente de narrar, com usos de gírias e seu lado contestador em transmissões quando misturava futebol com política e arte.
Mas foi na Rádio Globo, onde Osmar Santos se definiu como um dos maiores narradores esportivo do país. Na Globo foi responsável pelo programa Balancê. Na mesma época, se tornou o Locutor das Diretas já.
Na televisão, narrou Copas do Mundo pela Rede Manchete e Rede Globo e ainda apresentou um programa de variedades chamado Osmar Santos Show pela Manchete, e na Globo o Globo Esporte e Guerra dos Sexos.
Infelizmente, em 1994, sofreu um terrível acidente automobilístico, no qual seqüelas o empediu de continuar a narrar futebol, atividade que ele mais gostava. Porém, atualmente o Pai da Matéria é diretor de Esportes da rádio Globo, dedica-se às artes, e sempre que pode, manda alguns recadinhos no rádio, matando a saudade de milhares de fã.
Uma Curiosidade que aconteceu comigo, quando criança, eu estava em São Vicente ouvindo Santos e Corinthians no Pacaembú. O Santos estava a algum tempo sem vencer o arquirrival. Foi quando no final do jogo, 0 a 0, o atacante do Santos, não me recordo qual, driblou o goleiro Carlos do Corinthians, tocou para o gol aberto e saiu pra galera. Eu e meu primo ouvindo o jogo, ouvimos o Osmar Santos narrando assim: "Lindo drible, tocou para o gol aberto, Chirulirulá, Chiruliruliiiii... (Neste momento eu já estava abraçando o meu primo comemorando o gol do Peixe) ...iiiiiiiquiiiiii... na Traaaaaaaaaaveeeeee... iiiiiiiinaaaaacreeeditáááááveeelll..." E o Carlos pega a bola. Assim eram as narrações do Pai da Matéria, cheia de emoções, e não é à toa que um dos refrões dele era "Aguenta Coração". Este lance foi um momento frustrante para mim, mas foi este momento que virou referência para eu mostrar quem era o Osmar Santos.
Separei 2 gols do Santos Futebol Clube de arrepiar, narrado pelo Pai da Matéria que foram marcantes para a massa santista:
Fontes:
Lancepédia
Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário