sábado, 14 de novembro de 2009

O Santos Pode Mais...



Faltam 20 dias para as eleições na Vila Belmiro.
De um lado, a esperança de toda a massa santista, em rever um Santos forte, responsável e que impõe respeito em seus adversários, a chapa do "O Santos Pode Mais". Do outro lado a mesma ladainha que apenas deu certo no começo. Há dois anos, as mesmas promessas ditas pelo atual presidente não foram cumpridas, e no entanto, faz dois anos que o Santos em brasileiros, não consegue sair do 13º lugar, correndo risco de cair pra segunda divisão.
Alguns times dos chamados grandes cairam para a segunda divisão, e fizeram da situação grandes projetos para a volta à primeira divisão, com times forte, almejando libertadores e mundiais. Por enquanto está dando certo. Mas o Santos precisa cair pra segundona pra poder voltar a ser forte? Claro que não. O Santos deve ter um representante que saiba usar seu nome aqui no Brasil, da forma que é visto lá fora. A marca Santos FC é muito forte. Vamos comparar o Santos com o Pelé. Para nós santistas, Pelé é o maior ídolo. Em uma das camisas da Torcida Jovem do Santos, há uma linda homenagem para o Rei escrito assim: "Foi no meu Santos que partiu pro mundo inteiro". Incostetável a história do Pelé, que hoje faz dele uma das maiores marcas mundias, comparado a Elvis, Mickey Mouse, Coca-Cola, Google, Microsoft. E o Santos? Por que não seguiu esta trilha? É um time distante da capital paulista, começando por aí, porque a imprensa dacapital paulista é muito bairrista. Só destacam o "Trio de Lata". Deve haver um assessor de imprensa inteligente que deve colocar o Santos com os mesmos espaços que os outros, pois o Santos é grande. Deve colocar o Santos de novo em transmissões ao vivo. Só é transmitido jogo do Santos quando é clássico. A Marca Santos tem que ser disputada pela imprensa. Deve ter um plano de Marketing para o crescimento da torcida, assim como os adversários fazem. Liberar mais a sua marca para vários produto, por exemplo, na gráfica que eu trabalho, saiu vários impressos para material escolar de todos os times, menos do Santos, por que? Porque a assessoria de Marketing não liberou. Aí o pai santista leva o seu filho para as compras, e o filho pede: "Pai, eu quero este, mas do Santos" e o Pai responde "Do Santos não tem, filho". Quantas vezes não vimos isso? 
 Deve haver um plano para colocar o time pra jogar mais na Capital. Cada jogo do Santos na Vila, pra quem sai da capital ou ABC por exemplo, custa no mínimo R$ 100,00, pois conta a gasolina, pedágio (alíás, pra baixada não é mais pedágio, é ingresso), ingresso, estacionamento, e a cervejinha no bar do Ivan porque ninguém é de ferro. E por que não outro estádio aqui em cima? Sem desfazer da Vila, é claro.
E o mais importante, instalar um departamento de futebol forte e sério para contratar jogadores a nível de vestir o manto mais sagrado do futebol mundial (Pesa muito, tem que ter futebol e hombridade), e sempre trabalhar com novos valores, com nossos meninos, a tradição de quase 100 anos dos temidos "Meninos da Vila".
Deve haver também o melhor planejamento de uma comemoração de um centenário entre todos os clubes. Estou falando a nível da grandeza de toda a sua história, Será que é pedir demais?
Será que o Santos pode com tudo isso? O Santos Pode Mais. Muito mais.
Como dizia o saudoso Peirão de Castro, um dos maiores santistas que existiu no Planeta: " O Santos é Santos, poque é o Santos."
Pra cima deles Luiz Álvaro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário