quarta-feira, 14 de abril de 2010

98 Anos de Glórias


Ser Santista...



Ser Santista é em primeiro lugar, ter um papo bom de bola todos os dias;
Ser Santista é se encantar com a sua rica e impressionante história;
Ser Santista não é apenas ter nascido em Santos, é uma opção de Paixão, não apenas pelo clube, mas também pela cidade;
Ser Santista é sentir-se a vontade em jogos na Vila Belmiro, chinelo, bermuda e uma cervejinha;
Ser Santista é vibrar com o canto forte da Torcida Jovem Santista, da porta do estádio até a arquibancada;
Ser Santista é se emocionar com o manto branco desfilando arte nos gramados do Mundo;
Ser Santista é ter como Deus aquele que é chamado como Rei do Futebol: Pelé;
Ser Santista é se orgulhar por saber que este manto guarda o maior time de todos os tempos;
Ser Santista é se satisfazer com as "molecagens", dos Meninos da Vila;
Ser Santista é beijar o destintivo sempre que for vestir o manto sagrado;
Ser Santista tem mais uma coisa que eu não sei explicar... Só quem é Santista pode saber!
por Márcio Rocha


Hoje, dia 14 de abril, data em que o nosso Glorioso Alvinegro Praiano comemora 98 de glórias nos gramados do Mundo.
Este manto poderia ter outros nomes como Concórdia, Argonautas, África, Brasil, União, mas no dia 14 de abril de 1912, assim descrito na ata, às 14 horas, ratificando a informação no blog do Odir Cunha, no qual há maiores detalhes sobre a fundação do Clube no link http://blogdoodir.com.br/ , na mesa de reunião estavam presentes os idealizadores  Francisco Raymundo Marques, Argemiro de Souza Júnior e Mário Ferraz de Campos,  Antônio Cunha, Edmundo Jorge de Araújo, mais os sócios fundadores, e quem propôs homenagear a cidade foi o Edmundo e não o Antônio Cunha. Eis aí o Santos Foot-ball Club.
Jogou algum tempo com as cores azul e branco, mas a dificuldade de confecção de camisas coloridas fez com que o branco da paz e o negro da nobreza passasse a fazer parte das cores oficiais da equipe no dia 13 de março de 1913, por sugestão do diretor Paulo Pelluccio.
Carinhosamente conhecido como Peixão, este apelido foi concebido no primeiro jogo do Santos como profissional, enfrentando o São Paulo da Floresta ( a origem rsrsrs ), em 1933. Na ocasião, os sãopaulinos começaram a chamar os santistas de peixeiros. Logo veio a resposta "somos peixeiros com muita honra". e assim, a baleia passou a ser mascote do Santos.
Os 11.500 gols da história do Santos, recorde mundial, começou com o inesquecível ataque dos 100 gols, a primeira linha de ataque do Brasil a ultrapassar este número em um campeonato, formado por  Omar, Camarão, Feitiço, Araken Patusca e Evangelista.
A  chamda "Era Pelé" foi como todos sabem a época de ouro do time, que chegou a formar um ataque com Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Um momento sagrado para o Santos que durou de 1956 até 1974.
Depois dessa época, chegou a que eu chamo de Era Meninos da Vila. que começou em 1978 e em três gerações está durando até hoje.
A primeira geração veio com Nilton Batata, Juary, Pita e João Paulo, depois a do Diego e Robinho, e agora a de Ganso e Neymar. É lógico que estou citando apenas os maiores destaques, mas foram três equipes que continham uma seleta safra de craques.
O seu estádio, que leva o nome de um homem que muito trabalhou no clube, Urbano Caldeira, é conhecido como o Alçapão da Vila Belmiro, e atualmente tem a capacidade para 20.120 pessoas. Já coube 33.000! Mas a Vila famosa, em muitos campeonatos foi fundamental para conquista de títulos.
A mística camisa 10 ajuda a abrilhantar a história gloriosa do Santos, começando por Araken Patusca, o primeiro jogador a ser convocado para a Seleção Brasileira sem ser de um time Carioca, depois o Rei Pelé, sem comentários, Pita, Airton Lira, Mendonça, o herói Jorginho, que nunca teve um grande destaque no futebol brasileiro, mas foi dele o Gol número 10.000, e a camisa que ele vestia era a 10. Essa camisa ainda recebeu o Messias Giovanni, Diego, e agora o Ganso. A lenda diz, que por detalhes, o Zico não foi contratado pelo Santos no início da sua carreira. Este manto é magnético, atrai muitos craques. Ainda nem citei as outras jaquetas, por exemplo, a 9, Coutinho, Pagão, Chulapa, André, e a 7, Dorval, Robinho e Neymar.
Bom, se eu ficar citando os craques, eu não termino esta postagem.
No gol também sobraram craques, Manga, Gilmar dos Santos Neves, Marolla, O lendário Rodolfo Rodriguez, Veloso, Zetti, a muralha Fábio Costa, Felipe e outros.
A Torcida, não é a maior, mas tem muita qualidade, liderada pela sempre agitada e organizada Torcida Jovem do Santos, que tem como lema "Com o Santos onde e como Ele estiver", desde a sua fundação, em 1969, onde a explosão demográfica de santistas começou a entrar em prática, sempre foi peça fundamental em decisões do Peixe.
Por fim, a riqueza da história do Santos me impede de colocar tudo o que eu gostaria de reportar, mas realmente é muita coisa. Então eu resolvi parcelar a grande história do Santos em 23 postagens, até a data do nosso Centenário, uma por mês. Será postagens de toda a história do Clube, dividido e bem detalhado, para que assim possamos desfrutar dessa história que é a mais linda do futebol Mundial.

Até o centenário é pouco tempo, mas acho que é um momento para homenagear tudo que o Clube nos proporcionou, e não buscar desesperadamente títulos, como tenho observados alguns adversários, e virar motivo de chacota. Acho que é um momento para celebrar. O título é apenas um detalhe para abrilhantar aida mais o momento.
98 anos de glórias, alegrias, algumas tristezas, títulos, alguns sofrimentos, mas sempre na linha de frente, as vezes subestimados pelos principais adversários que insistem em reduzir a grandeza do Santos, ignorar a sua história, se vangloriando por achar que é maior por ter sede na capital paulista, e no entanto, respondo dessa forma: "Adversários, se quiserem discutir grandeza com o Santos, alcancem pelo menos a marca de 10.500 gols, aí a gente pode tentar conversar sobre o tema".

Santos Futebol Clube... Um passado e um presente só de Glórias...
Orgulho que nem todos podem ter!

Parabéns Santos... Meu Amor!

Fonte: Lancepédia

Um comentário:

  1. SANTOS o melhor !
    Ser santista independe de ser nativo de Santos, é ter amor por este Alvinegro !
    Pelé não é DEUS, mas é um mensageiro dEle !


    Santos, meu querido Santos !

    ResponderExcluir