quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cidade de Santos... 465 anos de glórias

Falar das glórias de Santos é falar de tudo desta cidade... Bartolomeu de Gusmão, o percursor da aviação que morava no centro velho de Santos, as praias, maravilhosas mas ofuscadas pelo poder da mídia que insiste em dizer que praia só tem no Rio de Janeiro... 
A encantadora beleza rústica do maior porto da América Latina, e a igreja do Valongo que acompanha a mesma beleza.
Os bondinhos que nossos ancestrais tanto falavam, aos poucos estão voltando, e a devoção à Nossa Senhora do Mont Serrat...
O "futuro Rei do Brasil" estava em Santos momentos antes do grito! Será que ele estava curtindo uma brisa na Praia do Gonzaga por exemplo, com a Marquesa da cidade? Cala te boca!!!!
Falando em Rei, a cidade possui 2 grandes imortais Reis... Um o Rei da bola, onde das três pérolas do Atlântico, a Briosa, o Jabuca e o Santástico, vestiu o manto mais sagrado do futebol mundial, que engrandeceu a cidade levando o seu nome em seu distintivo, com sede na Vila mais famosa do Mundo... o do Santos Futebol Clube, da Vila Belmiro... O outro Rei foi aquele que levou muitas alegrias ao povo de Santos, onde eu tive a felicidade de vê-lo na passarela do Samba em Santos como lembrança da minha infância, que é o  saudoso Rei Momo Waldemar Esteves da Cunha.
Passei parte da minha infância na Baixada Santista, e todos os carnavais, desde 1985 até 1996, eu participei, fora os blocos Banho da Dorotéia, Blocos das Baianas em São Vicente, mas a avenida me encantava... e em homenagem ao aniversário da cidade, puxei na minha memória o primeiro samba enredo que eu aprendi, que foi da Mocidade Padre Paulo, apesar de ser Xisnoviano da Bacia, mas a letra descrita abaixo foi o primeiro samba que eu aprendi a cantar. O ano, acho que foi em 1985, os autores não me recordo, mas o intéprete, pela voz que vem na minha mente é do Pedrinho da Véia...
Eis a minha homenagem a Santos:

Enredo: "Vem Santos que te quero Samba"

Vem Santos que te quero samba,
Vem Samba que te quero ver,
Santista que não vive o samba,
Ainda está para nascer...

Em Santos,
Terra da poesia,
Se transforma em alegria
Para agradar seu pessoal,
Gente boa, gente Bamba,
Vem Santos que te quero Samba
Pra esquentar o carnaval...

Eis Última Hora primeira,
Zona Noroeste, academia faceira,
Do Morro, a querida Unidos,
Trazendo festivais coloridos...

Império do Samba,
Gloriosa Madrinha,
Da Coroa formosa,
Inesquecível Rainha...

Brasil, que explendor,
Escola de real valor,
E a X-9, com magia genial,
Fascinante na avenida,
A União Imperial...

Padre Paulo, que empolgação,
Padre forte, com energia e devoção,
Extasiando a multidão
Extasiando o multidão...

Me deu arrepios escrevendo esta letra, pois só quem é de Santos entende.
Não sei se a letra está correta, pois não tenho nenhum registro dela, mas é mais ou menos isso...
Parabéns minha Santos Querida, por 465 anos de Glórias...

Um comentário:

  1. Estava com essa música na cabeça agora é resolvi pesquisar e achei não só isso mas um excelente texto de exaltação a nossa querida e maravilhosa Santos

    ResponderExcluir