quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Drama de Novela

Drama de Novela... A vida real as vezes é igual uma novela. Momentos de amor, momentos de ódio, heróis, vilões... O que era herói virou vilão! Vilão virou herói. Protagonistas e antagonistas se revezam em uma intrigante história de amor, traição, dinheiro, faucatruas, manipulações, informações destorcidas. Temos o Dono de uma grande empresa, que aparentemente confia em seus empregados. Na empresa amigos e inimigos. O noveleiro entende e trama, e fica atento esperando o desfecho da história, mesmo sabendo que tal história sempre acaba com final feliz, mas a tenção e o stress toma conta do espectador de uma forma, que esquecem, pelo menos naquela hora da novela, da vida, de tudo que estão fazendo e de tudo que estão pensando.
A Novela tem este poder. Poder de atração, o povo quer acompanhar de perto. Opinam sobre o tema. Quem matou Salomão Ayala? Quem matou Odete Roitman? E o Prefeito que quer porque quer inaugurar o cemitério, mas ninguém morre! Alguém tem que morrer! O santo que de repente aparece vivo, escondido atrás da farsa de um "coroné", o "coroné" de Asa Branca. Tô certo, ou tô errado?
Muitas tramas, muitos desvios, mas que no fim, as histórias, o roteiro escrito, acabam sempre com um final feliz, emocionante, que sempre acabam tirando uma lágrima dos olhos.
O protagonista começa nas histórias noveleiras sempre bem, com alegria, brilhando, onde tudo que faz dá certo, até que o vilão cerra os olhos, e começa a armar contra o mocinho. Neste momento, o autor consegue jogar o herói da novela contra o seu próprio público, gerando imensas e intermináveis rodas de discussões. Quem está certo? Quem está errado? E blá, blá, blá...
Este é o ponto vital da novela, onde todos se prendem para saber qual o caminho que o autor vai tomar.
No entanto, em certos momentos na vida real, histórias se repetem. O drama é assim, primeiro todos elogiam, depois todos odeiam. Até encontrar o ponto... o ponto da virada... o ponto para concluir uma história linda de sucesso, que marcará para sempre a teledramaturgia da época. E no final, o final que todos esperam e torcem, mesmo aqueles que tripudiaram, odiaram aquele que na verdade é o herói da novela. Vão vibrar com o epílogo da trama e aplaudir de pé, com lágrimas nos olhos, o gol do título de uma seleção, na final de uma Copa do Mundo em casa, e a taça erguida, para o orgulho de uma nação inteira!!!
Essa é pra você "Muleke"...