sábado, 23 de outubro de 2010

Pelé 70

Faz quase um mês que todas as mídias estão falando dos 70 anos do nosso Rei Pelé. O que falar do Rei Pelé? Principalmente para alguém da minha idade? Nasci em 1972. Quando Pelé se despediu do Santos eu tinha apenas 2 anos de idade. Quando me dei conta que o que era o futebol foi em 1978, aos seis anos, com meu pai me pegando no colo e comemorando o título paulista daquele ano. Tenho uma vaga lembrança dos Meninos da Vila Geração I, mas lembro perfeitamente dos primeiro ídolos: Juary, Pita, Nilton Batata e João Paulo. De lá pra cá é que eu comecei a viver o Santos. Pelé? Infelizmente eu não vi jogar. Mas a magia continua, principalmente quando meu pai, que tem a mesma idade do Rei, começa a contar as histórias das suas jogadas e gols que viu pessoalmente na Vila, no Pacaembú, Morumbi, etc... E esse vínculo santista de pai pra filho, de geração pra geração, e a fascinação pela a vida e a hidtória de Pelé é o que mantém viva a imagem do Rei. Perguntei pro meu filho de 5 anos, quem é o maior jogador de futebol do Santos? Ele me respondeu Neymar. E o Pelé, já ouviu falar? Pelé? Não! Pois então eu o mostrei quem foi o Pelé... Pronto, ele já sabe quem é o Pelé... e assim vai...
Hoje o nome Pelé é sinônimo de futebol no mundo inteiro, menos na Argentina, onde os argentinos teimam em dizer que Maradona é melhor que o Pelé! Não vi o Pelé jogar, mas vi Maradona, Zico, Sócrates, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, e na minha minha opinião, para o Maradona chegar até ao Rei, aqui no Brasil, da década de 80 pra cá, deve pedir licença para estes 5 craques brasileiros citados acima. De 80 pra lá tem um monte! históricamente são citados Garrincha, Rivelino, Ademir da Guia, e etc. Portanto "hermanos" respeito a idolatria de vocês mas Pelé não era apenas canhoto, batia com as duas pernas, Pelé sabia cabecear a bola e nunca precisou das mãos de Deus, Pelé não só driblava, mas também fazia tabela na canela dos adversários, a diferença de apenas 934 gols a favor do Rei Pelé com 1.279 gols contra 345 gols do Dieguito... Sem falar dos títulos em Copas do Mundo. Sinto muito "hermanos" pra chegar perto de Pelé, precisa muito mais que isto...
Agora, o que não dá pra se conformar, em rodas de amigos, todos da mesma época, que também não viram Pelé jogar, é ouvir que se fosse hoje, Pelé não seria o que foi. Não vou contestar as habilidades do Rei, as imagens falam por si, mas e os grandes zagueiros da época? Bellini, Nilton Santos, Djalma Dias, Carabina, será que não valiam nada? Será que eram ruins de bola a ponto de não conseguir parar o Pelé? Todos os jogadores do mundo da época então eram medíocres! É mas o futebol mudou muito... Sim, mudou, para o futebol força, truncado, mas vocês acreditam que Neymar, com todo respeito ao nosso craque atual, hoje seria melhor que o Pelé no passado? A minha opinião é não! E o Muleke faz o que faz! Imaginem Pelé hoje! Com bola mais leve, sem ser de capotão que pesava na chuva e tinha cordão na biqueira, chuteiras adequadas que não dão bolhas nos pés, campos impecáveis e 100 por cento gramados... Imaginem Pelé Hoje!!!
Pois bem. O que eu posso falar do Pelé é do orgulho para todos nós Santistas, de todas as gerações, de quem viu e quem não viu jogar, por ter vestido o Manto Sagrado do Futebol Mundial por 18 anos, agradecer por ter nos dado, junto com aquele super escrete do Santos, muitos títulos regionais, nacionais, continentais e mundiais. Agradecer por ter enriquecido demais a história do Santos FC e mesmo não vendo ao vivo a arte do seu futebol, tenho o Rei como meu grande ídolo.
Parabéns Edson, Parabéns Bilé, Parabéns Pilé. Parabéns Gasolina, Parabéns Pelé... pelos 70 anos de glórias...