terça-feira, 7 de setembro de 2010

Maracanã... A Nossa casa de passeio no Rio está em reforma!

Estádio Jornalista Mário Filho. Nome do irmão de Nelson Rodrigues e o nome do principal cronista esportivo de sua época, principalmente nos anos 50.
O maior do mundo, como é conhecido, foi fundado no dia 16 de Junho de 1950, contruído especialmente para a Copa do Mundo de 1950 organizada no Brasil.
Capacidade atual é de 87.101 pessoas, mas já sustentou, segundo estimativa da época, 200.000 pessoas na final da Copa de 50. Porém, oficialmente, o maior público registrado no "Maraca" foi de 183.341 pessoas no jogo Brasil 1 x 0 Paraguai no dia 31 de agosto de 1969. O jogo de inauguração foi seleção Carioca 1 x 3 Seleção Paulista em 16 de Junho de 1950,  e o primeiro gol do estádio foi assinalado por Dida.
Este estádio teve o privilégio de ser palco para as maiores equipes do Brasil e do Mundo. Grandes Clássicos, rivalidades principalmente entre Paulistas e Cariocas.
No momento, O Maracanã entrou em reforma para a Copa do Mundo de 2014. Seu jogo de despedida, foi Flamengo 0 x 0 Santos. Em um jogo de destaque para o nosso goleiro Rafael, e para o Juíz da partida que segurou um Santos desfalcado, que jogou o suficiente para empatar contra um Flamengo apreensivo em marcar um gol.
Mas este confronto marcou o "até logo" do Maracanã em partidas oficiais. E tinha que ser o Santos.
A história do Santos neste palco é marcante.
Podemos dizer que a nossa casa de passeio no Rio está em reforma.
Nenhum outro time de fora do estado do Rio de Janeiro, tem a identificação que o Santos tem no estádio.
No Maracanã, o Santos mandou as finais dos dois mundiais Interclubes de 62 e 63, sendo o de 63 comemorado no próprio estádio, levando em cada um destes jogos, mais de 100.000 pessoas.
Ainda no Maracanâ, o Santos sagrou-se campeão da Taça Brasil nos anos de 1962, 1964 e 1965, a taça de Prata em 1968, fora os torneios Rio-São Paulo.
De quebra, o mais ilustre atleta que desfilou neste palco, foi o Santista Pelé.
Foi lá que Pelé marcou o seu milésimo gol no dia 19 de novembro de 1969. Tinha que ser de penalte, para o mundo inteiro ver com calma, esta marca que é quase impossível chegar.
O Pelé, dá seu nome em um dos vestiários do estádio. Foi dele também o primeiro gol denominado "Gol de Placa", onde no jogo contra o Fluminense pegou a bola no meio de campo e saiu enfileirando todo mundo antes de marcar o gol. Na placa está escrito: "O tento mais bonito da história do Maracanã."
E Pelé, junto com 11 outros jogadores que vestiram o branco Manto Sagrado do futebol mundial, tem os pés marcados no Hall da Fama do estádio. São eles: Almir (o Pernambuquinho), Carlos Alberto Torres, Castilho (foi técnico do Peixe no Paulistão 84), Coutinho, Edmundo, Gilmar dos Santos Neves, Jair Rosa Pinto, Orlando Peçanha, Pelé, Pepe, Zito e a nossa Sereia Rainha Marta, além de Robinho com uma galeria de fotos no lance do grande drible que deu no Zagueiro venezuelano.
No Maracanã, o Santos atuou 145 vezes, e venceu 48 partidas, tendo um aproveitamento de 40,2% dos pontos disputados. Na Vila tem 70,1%, e no Pacaembú 50,5%.
O Maracanã voltará dentro de 3 anos. Até lá, não sabemos como estará o nosso Glorioso Alvinegro Praiano. Mas vou dar uma de vidente. O Santos pode não estar contando mais com Neymar, Ganso, mas em compensação, Jean Chera já poderá estar brilhando com a camisa do Peixe, junto com os outros Meninos da Vila Geração IV. Que assim seja!
Sentiremos saudades do "Maraca". Quem viu antes da reforma viu, quem não viu, conhecerá um outro cenário. Mas o encanto talvez não perderá.
Sentiremos saudades da nossa casa de passeio no Rio de Janeiro! Na sua volta, ouvi um zum, zum, zum que o estádio homenageará o Rei com uma estátua, e vai aí uma sugestão!!! Por que não alterar o nome de Maracanã para Vila Maracanã?

FONTES: Lancepédia, e Lucas Reis da Folha.com - http://www1.folha.uol.com.br/esporte/794172-na-despedida-para-a-copa-maracana-recebe-o-santos-seu-ilustre-forasteiro.shtml